Sistema de filtragem industrial

Clique nas imagens para ampliar

PARA QUE SERVE O SISTEMA DE FILTRAGEM INDUSTRIAL

O sistema de filtragem industrial serve para a retirada de partículas de líquidos lubrificantes e refrigerantes. Dentro dos equipamentos de produção industrial, a lubrificação é utilizada para minimizar o atrito das peças. Isso garante o funcionamento preciso de cada item, evita a ocorrência de paradas inesperadas e maximiza a durabilidade da máquina.

No processo de produção de peças usinadas, por exemplo, a temperatura é elevada e isso, também, pode impactar no funcionamento do equipamento, assim como, na qualidade do produto final. Nesse caso, são utilizados líquidos refrigerantes, que têm por objetivo baixar a temperatura do equipamento e das peças produzidas.

Para a realização dos dois procedimentos, algum tipo de líquido é utilizado e, entre os principais tipos,  destacam-se as emulsões de óleos minerais, soluções de óleos sintéticos, semissintéticos, óleos integrais e querosene.

A filtragem é feita por meio desses líquidos e serve para retirar partículas advindas do processo de usinagem, da atuação da ferramenta ou mesmo como parte da limpeza periódica do equipamento.

Essa filtragem é importante para evitar o desgaste do maquinário e garantir melhores resultados na fabricação. Além disso, esse processo permite o reaproveitamento do material lubrificante refrigerante.

MATERIAIS PARA O SISTEMA DE FILTRAGEM INDUSTRIAL

O sistema de filtragem industrial utiliza diferentes materiais, sendo o principal deles o elemento filtrante. Esse elemento é geralmente um tecido poroso, que possui diferentes características conforme o tipo de filtragem que é necessária.

Entre os diferentes métodos que o sistema de filtragem industrial utiliza, destacam-se os processos por:

  • Gravidade;
  • Pressão;
  • Vácuo.

Para cada tipo de sistema de filtragem industrial, existe um material filtrante mais adequado. Por isso, para selecionar o melhor tipo de material filtrante, deve ser feita uma avaliação criteriosa sobre o método e líquido mais indicados para atender as necessidades de cada atividade produtiva.

É fundamental que o fornecimento desse material seja regular, afinal, a linha produtiva da indústria não pára e o processo de filtragem deve ser feito periodicamente. Indústrias de todo o Brasil contam com o fornecimento da Interfiltros, uma empresa especializada na produção de tecidos e não tecidos para as mais diversas filtragens.

A Interfiltros possui décadas de experiência na área, por isso consegue direcionar o material mais adequado para cada sistema de filtragem industrial. O fornecimento contínuo de elementos filtrantes é feito para todo o Brasil, na quantidade desejada pelo cliente e também com a possibilidade de customização.

Para saber mais sobre Sistema de filtragem industrial

Ligue para 11 4075-0577 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Solicite um orçamento